Ir al contenido principal

a bitácora do educador físico personalizado - cena 1


Hoje excepcionalmente, meu cachorro e eu, saímos para caminhar mais tarde. Estas ocorrências que passam por toda família – filho com indisposição intestinal, farmácia, etc. - se apresentaram no fim da noite de ontem. Passado o susto já em casa, meu corpo exigiu as merecidas horas de descanso que lhe correspondiam e eu, conscientemente me permiti. Já eram então 8:30am quando saímos à rua, para fazer um percurso do bairro que nos é habitual às 6:30am.

As duas horas de distancia que marcam este intervalo matinal causam, num bairro, uma mudança fisiológica significativa: mais carros, mais gases, mais informações, mais pessoas estão diretamente causando e sofrendo influência mútua. Por que motivo teu corpo, diferente de qualquer destas pessoas, estaria isento de sofrer as mesmas determinações?



foto  Lori de Almeida
Fiz esta pergunta a mim mesmo, quando passou por mim uma mulher entre 35 e 40 anos, que praticava seu footing, driblando as pessoas que neste horário já invadem as calçadas, cada qual apressando-se em direção às suas ocupações pessoais. E esta mulher me pareceu tão deslocada alí quanto eu mesmo me sentia. Talvez seja apenas um detalhe, porém a história, a mitologia e a ciência de cada um exige atenção para os detalhes.

A atividade física, como qualquer atividade que devemos incorporar à vida diária, tem que incrementar sua atenção com novos detalhes constantemente. São eles que nos permitirão avançar em regularidade e resultados. A vitalidade que a maioria dos indivíduos busca conseguir através das atividades físicas em geral, obedece a esta exigência. Para alcançá-la deve-se dar especial atenção aos detalhes. Horário: a mais dura das exigências de qualquer treinador, sem dúvida é água divisória em qualquer mudança e aquisição de vitalidade.

Despertar cedo e propor-se a praticar uma disciplina corporal logo as primeiras horas da jornada diária são conquistas as quais o indivíduo, quando praticante experiente, sempre se orgulha e se envaidece. Notem nas notícias que se tem das práticas corporais do oriente a observância do horário matutino para a realização de seus rituais de saúde pessoal: meditações, libações e saudações aparecem programadas nos almanaques de cultura corporal do oriente, para os primeiros minutos de luz solar, preferentemente.
Tenho tendência a induzir meus alunos à prática matutina de nossas rotinas de trabalho corporal. O treinamento matutino possibilita a sensação de liberdade. A satisfação interior é maior quando o ambiente da pratica proporciona esta intimidade consigo mesmo, que nos oferecem as primeiras horas de luz matutina. Com o tempo este treinamento se torna mais meditativo e autônomo. Experimente.

Comentarios

Entradas populares de este blog

Eu, FullLife, um simpático grupo e nosso lindo projeto de ginástica natural e pilates de solo - 2015 a 2017

¿Con quién te codeas...? Hubertus en Reino Unido...

Asistí al curso de filosofia de la ciencia - asignatura electiva - que impartía la Ines Lacerda del depto de Filosofia de la UFPR en mis tiempos de la graduación en Educación Física y luego en el doctorado repetí asignatura, pero en esta ocasión impartida por un paleontólogo do depto de Geología de la UNIZAR -  España ).  http://www.eugensandow.com Cuando uno se acercó, en sus lecturas e investigaciones a la historia de la ciencia, busca no hacer mucho caso de afirmaciones del tipo "que el fulano creó eso, el beltrano aquel otro, porque sabrá que todos los hombres de genio participan de un contexto.  Conque...  lo que buscan saber y lo que buscan exprimir, lo buscan otros también , pero quizá, con otras herramientas. ¿Este será el caso con Hubertus Pilates y Eugen Sandow? Cuando Hubertus llegó a Inglaterra, Eugen gozaba de fama y de larga notoriedad. Su libro " La construcción y reconstrucción del cuerpo" fue publicado en 1894. Hubertus llego a la Inglater